Pizza é realmente de origem italiana?
A palavra “pizza” vem do latim picea, que remete ao objeto torrado pelo fogo. E ao contrário do que muita gente pensa, a famosa massa de pizza não foi inventada na Itália. Como assim? Pois é, algumas teorias dizem que a origem da pizza é grega. Gregos e egípcios costumavam misturar farinha e água para fazer uma espécie de pão achatado e o cobriam com azeite e outras especiarias. Mas misturar esses ingredientes, quem nunca né?
Há mais de 5 mil anos, o pão turco foi levado ao porto italiano de Nápoles. Lá, os napolitanos se apaixonaram pelo aperitivo e acabaram o aperfeiçoando, adicionando tomate e orégano à massa, que normalmente era dobrada e degustada como uma espécie de sanduíche. Ou seja, a pizza que conhecemos hoje, foi sim, inventada na Itália.
A real origem da pizza pode ser motivo de dúvida para muita gente, mas não podemos deixar de dar destaque para a primeira pizzaria do mundo. A Antica Pizzeria Port’Alba em Nápoles, localizada na Itália, fundada em 1738 e funciona até hoje no comando de Gennaro Luciano Maestro.

Deixe um comentário