Conecte-se conosco

Economia

Guedes indica economista do Banco Mundial para presidência do IBGE

Especialista em reforma do Estado e na modernização do setor público.

Publicado

em

Nome de Susana foi indicado por Paulo Guedes Fabio Rodrigues-Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil

A economista do Banco Mundial Susana Cordeiro será a nova presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Especialista em reforma do Estado e na modernização da gestão do setor público, ela teve o nome indicado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para comandar o órgão, que coleta dados e divulga as principais estatísticas do país, como índices de inflação e de atividade econômica.

Com mestrado na Universidade de Harvard e PhD em ciência política pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Susana Cordeiro trabalhou com governos na Ásia, na África e na América Latina.

Susana tem uma série de publicações sobre modernização do Estado, descentralização fiscal e administrativa, educação e fortalecimento da capacidade organizacional do setor público.

No Brasil, a economista atuou como pesquisadora visitante em órgãos públicos e instituições de ensino, como Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), FGV (Fundação Getulio Vargas) e na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio).

Entre os indicadores divulgados pelo IBGE, estão a inflação oficial pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo); a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, que inclui a taxa de desemprego, e as Contas Nacionais Trimestrais, que revelam a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma de tudo o que o país produz).

FONTE: SITE R7

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.